Outubro é marcado como o mês mundial de luta contra o câncer de mama, então foi criado o projeto mundial Outubro Rosa, para lembrar a todos a importância do diagnóstico precoce, do auto exame e da luta que é para pacientes que possuem esta doença. O lançamento da campanha brasileira, ocorreu no dia 04/10 no Rio de Janeiro, junto foi lançado o slogan que será veiculado nacionalmente:
O projeto Outubro Rosa, consiste em várias ações como iluminar pontos históricos ou turísticos em cor de rosa, inserir a cor rosa em uniformes esportivos e principalmente o envolvimento das redes sociais. O seu lançamento deste ano ficou marcado pela iluminação rosa no Cristo Redentor.
No site da Femama podemos encontrar muitas informações sobre o câncer de mama e eu tomei a liberdade de fazer um resumo das informações que encontramos lá:
- O que é Câncer de Mama?
O câncer de mama é uma doença que se caracteriza pela multiplicação anormal de células da mama. - Como detectar o câncer de mama?
Através de exames clínicos de mama, que são exames nos quais médicos e enfermeiros observam e apalpam os seios à procura de nódulos ou outras alterações, e, especialmente, através da mamografia. - Porque o auto exame é importante?
O auto-exame é importante para que a mulher conheça seu corpo, em especial sua mama, e possa reconhecer alterações nos seios. Entretanto, ele não substitui a importância do exame clínico feito por um profissional da saúde, e tampouco, a mamografia. - Câncer de mama é tudo igual?
Não, há várias formas de manifestação da doença e conhecer o tipo de câncer é imprescindível para determinar o tipo de tratamento a que a paciente será submetida. - Tem como prevenir?
Conhecer os fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama e realizar acompanhamento médico anualmente são as principais orientações para a prevenção do câncer de mama. - E os tipos de tratamento?
O tipo de tratamento varia de acordo com o diagnóstico que somente o médico pode fornecer e depende do tipo de câncer que foi desenvolvido. Alguns exemplos são: radioterapia, quimioterapia, cirurgia, hormonioterapiae terapia molecular.
Para mais informações acesse o site do Femama, lá tem materiais, links que podem ajudar esclarecer as suas dúvidas, mas nada substitui o seu médico, por isso, consulte o seu ginecologista regularmente e faça sempre o auto exame!!
O primeiro passo é a conscientização!!
Ajude a divulgar a causa, cole esse selinho exclusivo das leitoras do Bala com Pimenta, no seu facebook, orkut, twitter, flickr, etc!!
0 comentários:
Postar um comentário